Sindate participa de colegiado da SES para debater a nota técnica que implementa o acolhimento das UBS’s

Na tarde da última quinta-feira (25/08), as diretoras do Sindate Isa Leal e Josy Jacob, foram até a Secretaria de Saúde para participar de um colegiado que tinha como objetivo discutir a aplicação da nota técnica nº 10/2022 que implementa o acolhimento único nas Unidades Básicas de Saúde.

Estavam presentes na ocasião a Secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, representantes da Coordenação de Atenção Primária à Saúde (COAPS), Conselho Regional de Enfermagem (COREN), Sindicato dos Enfermeiros (SindEnfermeiro) e todos os Diretores Regionais de Atenção Primária (DIRAPS).

Depois da reformulação do Acolhimento Único nas UBS’s, o Sindate visitou algumas unidades e concluiu que os direcionamentos para a execução da nota técnica estavam diferentes em algumas regiões de saúde. Com isso, a SES decidiu reunir todas as entidades para alinhar as orientações.

A Secretária de Saúde concordou que haviam divergências no cumprimento das novas orientações e solicitou que os presentes dessem sugestões do que poderia ser aperfeiçoado. Como parte das sugestões estão:

Criação de um fluxograma para que a função de cada servidor seja bem definida;

Aprimoramento da comunicação entres diretores regionais, gerentes e supervisores com os profissionais das unidades, para que todos sigam o mesmo modo de operação;

Alteração do nome que passa de Acolhimento Único para Acolhimento Ampliado.

Vale ressaltar que o Acolhimento Ampliado foi criado com o objetivo de atender as demandas espontâneas que chegam até as UBS, porém, o processo de escuta qualificada deve continuar acontecendo antes de o paciente ser encaminhado para o acolhimento.

Algumas das diretorias regionais relataram que esse acolhimento teve reflexo positivo no atendimento à população, onde os pacientes com demandas espontâneas de baixa gravidade estão sendo atendidos nas UBS’s e não em prontos-socorros que acolhem demandas mais graves. Tornando assim, o atendimento nas UBS’s mais resolutivo.

A diretora Josy Jacob relembra como o Sindate iniciou a luta pela criação do acolhimento ampliado: “ Ainda no mês de maio, nos reunimos com a COAPS e solicitamos que a sala de acolhimento fosse criada para garantir que os Técnicos em Enfermagem não realizassem mais a classificação de risco e essa foi a melhor forma que encontramos. O objetivo foi alcançado, sabemos que a Atenção Primária precisa melhorar muito e vamos lutar para que tenhamos mudanças significativas,” refletiu.

“É de extrema importância o Sindate continuar indo até a base para ouvir como está sendo a implantação dessa nova modalidade de acolhimento dentro das UBS’s. Somente com esse contato direto, é possível propor melhorias conjuntas com as instâncias superiores. O papel do sindicato nessa questão, traz maior segurança para a execução desse novo modelo de acolhimento e é indispensável para solucionar os problemas dos profissionais”, afirma a diretora Isa Leal.

Nos próximos dias o Sindate retornará as UBS’s para verificar a execução do Acolhimento Ampliado.

Fonte e Foto: Sindate/DF