Centrais sindicais participam de cerimônia de posse de Luiz Marinho, no Ministério do Trabalho

Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), juntamente Sergio Nobre, presidente da CUT; Antônio Neto (PDT), presidente da CSB e Miguel Torres, presidente da Força Sindical, esteve nesta terça-feira (03/01), em Brasília, para a cerimônia de posse de Luiz Marinho, 63, no Ministério do Trabalho do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A presença de representantes das centrais sindicais brasileiras ratifica a importância do Ministério do Trabalho que, ao longo dos últimos quatro anos, foi extinto, desconfigurado e perdeu se protagonismo, não estando à altura da importância que a pasta tem para a República Federativa do Brasil e para os (as) milhares de trabalhadores (as) do país.

“É uma alegria imensa presenciar a reativação desse que é um dos ministérios mais importantes do nosso país, pois são os trabalhadores e as trabalhadoras que, ao lutar de sol a sol para levar o pão nosso de cada dia mais dentro dos seus lares, movimentam a economia e produzem a riqueza do nosso país”, disse Ricardo Patah.

“O nome do nosso companheiro Marinho, para reassumir esta pasta, foi muito acertado, pois além de ser uma pessoa extremamente experiente para a função, já que será preciso reestruturar todo o ministério, é um sindicalista muito querido para todos nós do movimento sindical”, concluiu Patah.

O Ministério do Trabalho foi criado em 26 de novembro de 1930, sendo extinto, após 88 anos de atividades, em dezembro de 2018 pelo então ministro extraordinário da transição do governo Michel Temer, Onyx Lorenzoni.

Em 2021, foi recriado como Ministério do Trabalho e Previdência com inexpressiva atividade, já que no governo anterior, a pasta serviu somente para abrigar politicamente o mesmo algoz que um dia decretou seu fechamento.