Novo laboratório da Anatel ajuda a localizar equipamentos usados na pirataria de TV por assinatura

É crime, mas não é difícil encontrar as chamadas TV Box ilegais, não autorizadas pela Anatel. A agência estima que em todo o país são 7 milhões de aparelhos piratas, que transmitem ilegalmente o sinal das operadoras de TV a cabo.

Anatel inaugurou um laboratório antipirataria, especializado na análise de aparelhos clandestinos que captam sinal de TV.

É crime, mas não é difícil encontrar as chamadas TV Box ilegais, não autorizadas pela Anatel. A agência estima que em todo o país são 7 milhões de aparelhos piratas, que transmitem ilegalmente o sinal das operadoras de TV a cabo.

Desde fevereiro, mais de 1,4 mil servidores que, ilegalmente, habilitavam o funcionamento de TV Box piratas já foram bloqueados. Mas o trabalho tem que ser constante: os criminosos que vendem as TVs piratas também atualizam os sistemas para fugir da Anatel.

O laboratório antipirataria inaugurado na última sexta-feira (1º) é mais um passo no combate aos aparelhos ilegais.

É de uma sala que a Anatel quer ampliar o bloqueio aos equipamentos piratas. Centenas deles podem ser colocados lá. Entendendo como eles funcionam, fica mais fácil fazer o bloqueio. Pelo menos 100 aparelhos podem ser analisados ao mesmo tempo. Tudo o que eles captam é transmitido em 12 telões. A infraestrutura pirata aparece em todo o país. E aí, cabe aos técnicos atuar para interromper o funcionamento.

Fonte: G1