SINTETEL e FENATTEL participam de etapa final do curso de formação sindical da UGT

O SINTETEL participou da última etapa do Curso de Formação Político-Sindical da UGT, que aconteceu nos dias 22 e 23 de agosto. O evento aconteceu de forma híbrida, com transmissão direta de Manaus, a capital do Amazonas. A ocasião reuniu lideranças sindicais e indígenas, de todo o território nacional e de países que fazem a fronteira com a Amazônia.

O programa de formação foi realizado em 4 etapas em parceria como Solidarity Center e realizado por meio da Secretaria de Organização e Formação Político-Sindical da UGT.

Nesta etapa final, participaram os representantes do SINTETEL de varias regiões e seguimentos representados pela entidade sindical. A ideia foi promover a pluralidade e participação efetiva de nossa base de representação estadual. Além de contribuir com o formato de sindicalização, conhecimento político-sindical e, principalmente, promover o intercâmbio de conhecimentos. 

Dentre os temas debatidos, destacam-se: Trabalho e Meio Ambiente; Democracia, Paz e Trabalho Decente; Etnodesenvolvimento com foco nos povos indígenas; Democratização dos meios de comunicação e Etnomídia.

O SINTETEL participou ativamente no processo de construção da pauta de sindicalização. Lembrando que na programação da etapa 3 do referido curso, o Sindicato apresentou os trabalhos realizados para promover sindicalização e negociação coletiva. 

Para os representantes sindicais do SINTETEL, a experiência com os povos indígenas foi o destaque desta fase do evento de formação. A ocasião promoveu a entrega da pauta trabalhista dos povos originários ao poder público do Amazonas. “Essa construção e compartilhamento de pauta trabalhista é um avanço para UGT e para todos nós, que podemos acompanhar essa construção e a entrega dessas reivindicações, com pedido de valorização da mão de obra artesã e da cultura indígena em nosso país e países vizinhos, que também compartilham o território amazônico.”, disse Maria Edna Medeiro, dirigente do SINTETEL e da UGT.

Confira os depoimentos dos dirigentes sindicais do SINTETEL presentes ao evento: 

“Destaco como fundamental a participação dos nossos companheiros indígenas. Sigo mais experiente e com mais uma formação para continuar lutando por nossa categoria”, disse Ronaldo, dirigente sindical de Campinas.

“Esse conhecimento adquirido no curso nos auxilia muito no dia a dia, inclusive dentro da atividade sindical, pois nos proporciona conhecimento para melhor conscientização dos trabalhadores”, disse Alan – Ribeirão Preto.

“O projeto já possibilita algo inédito, construir ideias e agregar experiências para seguir na luta e manter os nossos sindicatos fortes e renovados” – Rachel, dirigente sindical da região do ABCDM.

“Houve troca de experiência com vários exemplos de lutas, como do movimento sindical e dos povos indígenas” – Fernando Brandão, dirigente sindical da capital.

“Conhecer a realidade e a desigualdade dos povos indígenas nunca foi prioridade. Vamos cuidar e respeitar dos povos originários” – Eduardo Loz, dirigente de São Paulo. 

“O curso é de grande importância para nós, para que se qualificar cada vez mais e melhorar nosso dia a dia nos sindicatos e nas nossas bases” – Alex Reno – dirigente sindical de SJC e Vale do Ribeira.

“Pessoas com conhecimento em diversas áreas diferentes. Aprendizado, essa é a palavra para descrever esse treinamento” – Adilson, Vivo Capital.

“O Curso trouxe excelentes assuntos, desde políticas públicas a assuntos relacionados ao meio ambiente. Para nós do movimento sindical, são temas importantíssimos, além de nos mantermos atualizados”  – Daniel Caranante – dirigente de Bauru/SJRP.

Fonte: Sintetel