Claro responde às reivindicações dos trabalhadores de São Paulo encaminhadas pelo SINTETEL

Quase um mês após a reunião em que o SINTETEL encaminhou uma série de reivindicações dos trabalhadores de São Paulo, finalmente a empresa respondeu.

A Claro justificou a demora em dar as respostas pelo aprofundamento nas questões com o intuito de apresentar respostas sólidas aos trabalhadores.

Vale lembrar que a reunião entre o Sindicato e a Claro ocorreu em 15/03/24. Na ocasião, o Sindicato publicou a relação dos problemas no site da entidade conforme link: https://www.sintetel.org/noticias.php?ID=13353

A seguir, seguem as respostas da Claro para os questionamentos encaminhados pelo Sindicato:Convênio Médico
A empresa alegou que já tinha informado em reuniões anteriores, que não há que se falar de precarização em nosso Plano Médico uma vez que não houve qualquer redução de cobertura ou elegibilidade em nossos planos. A recente criação e migração do plano médico customizado junto a operadora Bradesco, apenas teve o objetivo de melhorar ainda mais a nossa gestão de saúde junto a essa operadora.

O ajuste da nossa rede de hospitais com a substituição de alguns deles visou incrementar o uso racional e fidedigno do benefício ao mesmo tempo mantendo o bom atendimento que o nosso benefício já possuía. Quanto à cobrança de coparticipação e contribuição fixa, vale destacar que estamos entre as mais baixas do mercado, inclusive não temos cobrança de contribuição fixa para nossos colaboradores, apenas para dependentes.

Vale reforçar que não houve qualquer alteração no nosso plano com a operadora Unimed, uma vez que essa já possuía o modelo de gestão de saúde adequado, sendo a melhor opção nas regiões onde a utilizamos.

Além disso, a Claro está sempre analisando a rede e abertos a análise de sugestões dos trabalhadores para manter o plano como um benefício de referência no mercado.O time de benefícios da empresa acompanha toda gestão do plano no dia a dia e eventuais reclamações e sugestões que chegam, são analisadas e respondidas para não gerar impacto nas nossas pessoas.

Celular corporativo
A Claro afirma que atualmente já fornece aparelhos funcionais para as atividades nas quais eles são necessários como ferramenta de trabalho. Áreas ou cargos que precisam do telefone como ferramenta de trabalho podem contar com essa política, e obviamente os trabalhadores não pagam qualquer valor em sua utilização.

Em relação à utilização do aplicativo de duplo fato de autenticação de segurança, trata-se de uma importante política de segurança comum na internet para assegurar que é de fato o usuário quem está tentando acessar os sistemas da empresa. Vale destacar que este procedimento já é comum à diversas redes sociais e ferramentas de e-mail pessoal.

A Claro tem sua política de benefícios para utilização dos produtos da empresa, a qual considera um diferencial de atratividade. Não se restringe apenas à aparelhos celulares, uma vez que todos os os trabalhadores podem contar com 30% de desconto em todos os produtos e serviços da empresa. Quanto ao aparelho, os empregados podem comprar a preço de custo, destacando as diversas promoções e facilidades que a empresa oferece em parceria com os fabricantes.

A empresa ainda entende que essas políticas e condições abarcam todas as necessidades e oferecem um grande diferencial aos trabalhadores.
A Claro reforça que a possibilidade de uso de aparelhos e equipamentos pessoais está prevista em acordo coletivo.

Técnicos Internos

Conforme já informado anteriormente, a Claro afirma que os técnicos de instalação não estão expostos ao fator de risco que justifique o pagamento do adicional de periculosidade elétrica. Quanto a utilização da escada, ela está presente para facilitar o atendimento aos clientes nas situações de instalações na qual poderá ter dificuldades de acesso por altura.A empresa alega que não é fato que os técnicos tenham que realizar vendas, tendo em vista que não existem metas ou cobranças nesse sentido. O que a Claro faz é estimular o atendimento técnico consultivo para que, caso o trabalhador identifique uma necessidade que poderia ser atendida por um de seus serviços, o faça de imediato enquanto está em atendimento. Destaca ainda que não existe qualquer cobrança e/ou meta caso esse tipo de atendimento não ocorra.

Brigada de incêndio na rua dos Ingleses
A Claro reforça a informação de que o prédio tem sua brigada de incêndio local completa, e que quando algum membro sai da empresa é substituído, atendendo às exigências legais do corpo de bombeiros, CIPA e segurança do trabalho.

Refeitório no bairro da Casa Verde

A Claro destaca que fornece Vale Refeição – VR – para todos os trabalhadores em dias de trabalho, e que por isso não tem a obrigatoriedade de manter Refeitório na naquela instalação.A empresa salienta que o refeitório existente na Casa Verde é compatível com as pessoas que o utilizam por preferirem trazer a comida de casa. Ele é bem estruturado em ambientação e nos equipamentos necessários para guarda e aquecimento da comida.

Carros sem ar-condicionado

A Claro afirma que os poucos carros que ainda não têm ar-condicionado serão substituídos. O cronograma de substituição está em andamento e grande parte será trocada nos próximos meses.

Portal do colaborador
 Conforme informado anteriormente pela empresa, o Portal do Colaborador não é o único canal de comunicação para atendimento de demandas ou informações do RH. Também é possível solicitá-las via RHMOBILE pela internet. Reforça ainda que diversas dessas informações também podem ser fornecidas diretamente pelo gestor.
Assédio Moral – Denúncias
A empresa confirma que todas as denúncias que chegam pelo portal de denúncias são tratadas pelo COMITÊ DE ÉTICA, dentro dos princípios e valores previstos no Código de Ética, mantendo sua confidencialidade e respeito aos envolvidos. Elas são apuradas com todo o rigor e tomadas as devidas providências necessárias.
Para garantir a confidencialidade e segurança do denunciante, as denúncias podem ser feitas de forma anônima.

Jornada e horas extras – Trabalho aos sábados

A empresa afirma que toda e qualquer hora extra em função da necessidade excepcional de atendimento à demanda do negócio, deve ser negociada com o gestor imediato. A hora extra realizada na empresa respeita a legislação vigente e o acordo coletivo de trabalho.

Regras de comissionamento D2D
A Claro ressalta que sua política de remuneração variável está entre as mais atrativas do mercado e já vigora desde 2018 em diferentes canais de vendas. Por ser uma empresa multiprodutos é importante assegurar que todo seu portifólio esteja contemplado nas vendas.
Vale destacar que toda a construção de metas, obviamente, leva em consideração a possibilidade de atingimento tendo em vista que o objetivo de uma política de remuneração variável é incentivar suas vendas. Esse fato é comprovado pelo alto percentual recorrente de colaboradores que atingem as metas.

Lojas shopping – Antigos funcionários sem reajustes

A empresa destaca que todos os trabalhadores recebem o reajuste do ACT. O tempo de casa, por si só, não gera reajuste salarial. Todos podem participar dos processos seletivos internos para o desenvolvimento de carreira.

a)Carga horária nas lojas de 6 horas igual a concorrente

A Claro explica que a jornada de trabalho nas lojas está adequada às necessidades de negócio em nosso segmento, incluindo a remuneração dos trabalhadores que está alinhada à jornada por eles exercida.
b)Conceder uma cesta natalina em forma de VA

A Claro afirma que fornece o benefício de auxílio ao dependente com deficiência com o objetivo de complementar as necessidades desse público.

d) Unificação do convênio médico para Bradesco, pois somente as lojas são Unimed A empresa ressalta que a escolha da operadora nas diferentes regiões e públicos levou em consideração o melhor atendimento que poderia ser oferecido em cada um desses contextos, em termos de rede e cobertura. Vale destacar que na maior parte dos estados a Unimed atende todos os colaboradores, e não somente os de lojas.

Técnico de campo
a) Equiparar o Piso salarial do ABC com São Paulo

A empresa confirma que os pisos salariais respeitam a cláusula que rege o tema em nosso acordo coletivo de trabalho.b) Encontrar outra forma de reembolso ao Auxílio a Dependente Especial
A Claro explica que o benefício do Auxílio ao dependente com deficiência já respeita a política interna de reembolsos assim como os demais benefícios. Essa política, por sua vez, está alinhada com os normas jurídicas, de governança e compliance da empresa.

Claro deixa de responder alguns itens que foram questionados pelos trabalhadoresMesmo depois de 25 dias para responder aos questionamentos, alguns itens ainda ficaram sem as respostas da empresa. São eles:

• Técnico de campo*Alguns tratamentos e exames médicos não são possíveis fazer no ABC. Ampliar a rede conveniada.
*Rever política de promoções dos técnicos.

•Administrativo
*Dar opção ao trabalhador pelo trabalho híbrido (2 ou 3x na semana), pois ajuda a saúde física e mental do trabalhador que leva 2 horas ou mais para chegar à matriz.
*Estender o Auxílio Educação, até o final do ensino fundamental.

O SINTETEL permanece atento aos encaminhamentos dado pela empresa e ainda cobrará respostas que a empresa ficou devendo, reafirmando sempre o compromisso com a causa dos trabalhadores.

Fonte: Sintetel