SINTETEL participa de reunião com a Anatel para debater problemas no setor de teleatendimento

O SINTETEL participou de uma reunião entre entidades sindicais que representam o setor de telecomunicações, telemarketing e teleatendimento, filiadas à União Geral dos Trabalhadores (UGT), com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A reunião online ocorreu na segunda-feira, 13/02. A reunião online teve como objetivo debater os diversos problemas que o setor vem enfrentando, principalmente no que se refere a uma revisão da medida do bloqueio 0303 e 0304, a criação do Selo de Qualidade para as empresas que prestam serviços para o setor e, principalmente, a manutenção dos empregos. De acordo com a LCA Consultores, em 2022 foram fechados cerca de 35 mil postos de trabalho.
Para Mauro Cava de Britto, secretário Geral do SINTETEL, o bloqueio do 0303 e 0304 vai impactar negativamente o setor. “Tal atitude, em primeiro momento, impacta muito o setor de teleatendimento no que diz respeito à redução drástica de postos de trabalho e, em segundo momento, as consequências serão sociais colaborando para aumentar o desemprego no Brasil”, pontua.
Mauro prossegue destacando a criação do Selo de Qualidade em conjunto com a Feninfra. “É importante e urgente a implantação do Selo de Qualidade em todos os ramos de telecomunicações, pois o mesmo com certeza, disciplinará e normatizará o setor”, conclui.
Vale destacar que a Feninfra é uma entidade patronal empenhada em solucionar os problemas do setor com intervenções no governo federal. Seu objetivo é ajudar as empresas na desoneração nas agências reguladoras, como a Anatel, para resolver os problemas que afetam as mesmas. A geração de emprego também é outra preocupação da entidade que converge com o anseio dos sindicatos de trabalhadores.
A Anatel informou que está elaborando um relatório, ouvindo as entidades interessadas, e que buscará ações menos repressivas e a construção de um sistema saudável de ligações. O encontro também teve a participação do presidente Nacional da UGT, Ricardo Patah.