Novo Ministro de Estado das Comunicações

Ricardo Berzoini
Ricardo Berzoini assume Ministério das Comunicações

Na cerimônia de transferência de cargo, o novo ministro ressaltou a importância da liberdade de imprensa para a democracia

Brasília 02/01/2015 – O novo ministro de Estado das Comunicações, Ricardo Berzoini, destacou, em seu discurso na cerimônia de transferência de cargo, nesta sexta-feira (2), o papel fundamental da liberdade de imprensa para o país. “Democracia não é só votar. Democracia é também o direito de se comunicar e, principalmente, o direito de construir um conjunto de ideias e poder transmiti-lo livremente”, ressaltou o novo titular da pasta.

Berzonini afirmou, ainda, que pretende estabelecer um diálogo permanente com outros membros do governo, parlamentares, radiodifusores, empresários e demais envolvidos no setor. “Vou procurar conduzir este ministério com as portas do gabinete sempre abertas para as discussões que o povo brasileiro quer fazer”.

Durante a cerimônia, o ex-ministro Paulo Bernardo desejou sorte ao sucessor e se colocou à disposição para prestar todas as informações sobre o trabalho que conduziu nos últimos quatro anos. Bernardo ainda apresentou um breve relato das ações desenvolvidas e lembrou que ele e Berzoini são amigos e militam juntos há muitos anos. “Mas quando eu estava lá na massa, ele já estava liderando”, brincou.

Muitas autoridades, como ministros de Estado e parlamentares, prestigiaram a solenidade, realizada na manhã desta sexta-feira (2), no auditório do edifício-sede do Ministério das Comunicações.

Perfil

Ricardo José Ribeiro Berzoini nasceu em 10 de fevereiro de 1960, em Juiz de Fora, MG. Bancário, ingressou no Banco do Brasil em 1978 e a partir de 1985 iniciou a carreira sindical em São Paulo. Foi eleito quatro vezes Deputado Federal pelo PT: em 1998, 2002, 2006 e 2010, mandato em que foi presidente da Comissão de Constituição, de Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados.

Ocupou na Administração Federal os cargos de ministro da Previdência e Assistência Social (2003-2004); ministro do Trabalho e Emprego (2004-2005); e ministro Chefe da Secretaria de Relações Institucionais (2014).

Fonte: Ministério das Comunicações

Copidesque: Mtb 67850 SP