Número de assinantes da TV por assinatura no Brasil cai a níveis de 2012

tv-paga-perde-mais-de-meio-milhao-de-assinantes-em-2020-1596298591220_v2_900x506

O ano de 2021 começa com uma má notícia para o segmento da TV por assinatura. Segundo os dados mais recentes disponíveis, de novembro do ano passado, o mercado conta atualmente com 14,9 milhões de assinantes.

É a primeira vez, desde julho de 2012, que o país fica abaixo de 15 milhões de assinantes. Segundo os números da Anatel, houve uma queda de 105 mil assinantes em novembro e a perda de um total de 1 milhão de clientes ao longo do ano passado.

De acordo com o jornalista Samuel Possebon, que divulgou os números no site Tela Viva, “analisando-se o desempenho mês a mês, nota-se que em novembro houve uma significativa aceleração na perda de base, que no restante do ano parecia estabilizada em uma perda inferior a 100 mil assinantes ao mês”.

Comparado com o melhor momento da indústria, em novembro de 2014, quando chegou a 19,7 milhões de assinantes, o mercado de TV por assinatura já perdeu 5 milhões de clientes, ou 20% de seu tamanho.

As más notícias não dizem respeito apenas ao Brasil. Uma pesquisa divulgada esta semana indica que 27% dos assinantes de TV paga nos Estados Unidos estão planejando cancelar os seus contratos até o fim deste ano.

De acordo com a empresa The Trade Desk, responsável pelo levantamento, essa porcentagem é quase o dobro dos 15% dos assinantes de cabo que relataram cortar o cabo em 2020, e significativamente mais alta do que as pesquisas em 2019 haviam previsto.

Segundo a pesquisa, a pandemia de covid-19 acelerou o comportamento do consumidor em direção aos serviços de streaming.

Fonte: UOL