Contra ‘gatonet’, TV paga inclui Netflix e Globoplay em pacotes no Brasil

Como estratégia de combater o ‘gatonet’ e a consequência queda de contratações que atingem o Brasil nos últimos anos, as TVs por assinatura visam as plataformas de streamings como aliadas para retenção de clientes e diminuir a sangria vivida no mercado.

No Brasil, o percentual de domicílios com plano de TV paga caiu de 33,9% para 27,7%, entre 2016 e 2022, segundo o IBGE. Nesse mesmo período, o streaming chegou a 43,4% dos lares.

Uma das medidas adotadas em outros lugares do mundo é a oferta de TV por assinatura junto com alguma plataforma de streaming pelo mesmo valor. A Sky oferece isso na Europa desde 2018.

“A gente entende que nos últimos anos, desde 2015, houve uma mudança no mercado pelos streamings, não apenas na oferta e distribuição, mas no comportamento de consumo. O cliente passou a consumir o conteúdo na hora que quer”, comenta Ricardo Falcão, diretor da Claro tv+, que inicia nesta terça-feira (16) a oferta de conteúdos da Netflix dentro de sua plataforma.

A estratégia de inclusão de conteúdo de Netflix e Globoplay na Claro tv+ é inédita no Brasil. Falcão diz que, com esse movimento, a expectativa é de que a operadora tenha uma guinada a partir do segundo semestre de 2024, sobretudo por também atacar a pirataria.

Fonte: UOL