Trocar de vez a TV a cabo pelo streaming já vale a pena?

i468945

No último dia 30 de junho, publicamos um texto sobre a chegada da HBO Max ao Brasil. Mas ela se deu não sob o viés de análise em relação à concorrência. Mas como a plataforma — junto com os outros serviços de streaming — vem enterrando de vez o já decadente setor de TV por assinatura.

E fatores para isso não faltam. O último levantamento feito pela Anatel, divulgado Best Replica Watches em junho último, mostra que as operadoras de TV a cabo perderam 170 mil clientes por mês, de acordo com dados compilados pela agência até abril. É mais que o dobro do ritmo de perda média registrada no ano passado — quando o índice de desistência era de 77 mil assinantes mensais.

Hoje, o Brasil tem 14,1 milhões de usuários desse serviço. Em 2020 eram 15,6 milhões de adeptos. Trata-se da base mais baixa desde agosto de 2012, quando havia 14,8 milhões de usuários. Isso equivale a apenas 6,6% do total da população do país, que tem 212 milhões de habitantes. Para efeito de comparação, 21,1% da população dos Estados Unidos tem TV a cabo em casa — o que equivale 70 milhões de clientes em um país com 329 milhões de habitantes. Mesmo assim, a Netflix já conta com mais assinantes que todo o mercado de TV por assinatura do país. Em Breitling Replica Watches outras palavras, esse movimento é global.

E o “furacão streaming” se tornou ainda mais forte durante a pandemia — para o azar da TV paga. De acordo com um estudo realizado pela Bare International, 47,7% das pessoas mundo afora assumiram ter aumentado seus gastos com entretenimento e serviços baseados nesta tecnologia em 2021. Já no Brasil o fenômeno foi ainda mais forte: 61,6% dos entrevistados afirmaram ter investido mais em serviços de streaming.

A causa principal para essa queda é simples: ao assinar, dois ou três serviços de streaming, por exemplo, o usuário terá à disposição uma infinidade de filmes, séries e documentários, que ele pode assistir o que, quando e onde quiser, em telas de todos os tamanhos. Já as operadoras de TV por assinatura — e os canais que fazem parte de seus pacotes — estão com seus modelos estagnados, com canais que ninguém assiste, Cheap IWC Replica programação repetitiva e presa a horários, além de exibir uma infinidade de comerciais — o que é paradoxal, dado que o principal (ou único) modelo de receitas desse setor deveria ser o de assinantes. Afinal, um dos motivos para você pagar por um serviço desses é justamente escapar de propagandas.

Como se não bastasse a diferença brutal do modelo de negócios entre ambos os formatos, há outro fator fundamental: assinar diversos serviços de streaming sai muito mais barato do que um pacote razoável de TV. A ponto de muitos usuários já terem abandonado esse último e outros considerando IWC Replica Watches seriamente darem o mesmo passo. Não por acaso, apenas entre janeiro e maio de 2021, o Brasil já perdeu 800 mil assinantes de TV por assinatura.